:: FAZENDA CRAVINHOS ::
 
 
 
A Fazenda Cravinhos da Década de 50:
A Cidade de Cravinhos nasceu, propriamente, com a implantação de lavouras cafeeiras na fazenda do mesmo nome. Foi com o bandeirantismo do café que se iniciou, em nossas terras, a importante monocultura que faria, mais tarde, a nossa pujança econômica.
Os Pereira Barreto aqui chegaram em 1875, adquiriram a gleba e fundou a Fazenda Cravinhos, que no Estado de São Paulo, é o berço do café Bourbon, havendo fornecido sementes inclusive para o governo do Estado.
Distante apenas dois quilômetros e meio da cidade, a Fazenda Cravinhos, na década de 50, era uma potência na cafeicultura, possuía um rebanho de 330 e trinta rezes de gado da raça Gir de altíssima genética e prêmios em exposições, além do cultivo de arroz, tomate, milho e feijão.
 
Possuía também uma estrutura muito boa, máquinas e construções, ótima residência na sede, casa para administrador e 60 casas para colonos, máquinas de beneficiar café e trator, além de implementos usados nos mais variados fins, estábulos, cocheiras para burros, paiol, silos metálicos, garagens, terreiro para café, capela, oficina mecânica, depósitos, etc.
A Fazenda Cravinhos Hoje
Entrada da Fazenda Cravinhos
Adquirida em janeiro de 1983, a Fazenda Cravinhos vem se modernizando, ampliando suas instalações e aperfeiçoando os processos produtivos.
Vista Interna da Fazenda
Possui Hoje:
Possui hoje, estradas asfaltadas com acesso a todas as dependências da Fazenda e à Rodovia, e ainda pistas para caminhada e lazer. Vastas áreas gramadas e arborizadas. Campo de futebol para os moradores. Quatro belíssimas represas que formam uma magnífica paisagem.
Lago da Fazenda
Área com mata natural protegida e conservada pela fazenda, respeitando e mantendo a natureza e o meio ambiente. Áreas de pomares com grande diversificação de frutas.
Plantios de áreas de culturas anuais como milho, feijão, soja, amendoim e outras, são feitos de acordo com o planejamento anual, estudos de mercado e a necessidade para o consumo interno da fazenda.
Pomar
Possui gado leiteiro da raça holandesa, mantido em sistema de free-stall e produz leite para outra atividade importante da fazenda que é a indústria de leite e derivados “Leiteria da Fonte” com o parceiro e amigo Rogério Bertelli. Gado de corte da raça Nelore, mantido em pastagens. Haras Cravinhos, há mais de 20 anos criando o cavalo mangalarga, possui garanhões que já fizeram história, como o Nairobi Mangalarga, garanhão de altíssimo valor, cavalo forte e extremamente dócil, características que imprime em seus filhos. Ovinos da raça Santa Inês, criados em meio pasto e comercializados. Granja de recria de galinhas poedeiras em parceria com a CEVAL.
Estrada Asfaltada
Fonte
Casa da Colônia
Consultório Odontológico
Sala Carina